A situação em Brasileia, no interior do Acre, segue crítica devido às fortes chuvas que atingiram a região. De acordo com informações do Major Emerson Sandro, comandante da Defesa Civil municipal, o nível do Rio Acre continua subindo e já ultrapassou a cota de atenção.
A medição mais recente aponta que o rio atingiu 9,15 metros, aproximando-se rapidamente da cota de alerta, que é de 9,80 metros.
Embora em pontos como a Aldeia dos Patos e o município de Assis Brasil o nível tenha começado a baixar (vazante), o volume de água vindo de afluentes da Bolívia e do Peru, como um igarapé próximo ao KM 75, mantém a subida das águas em Brasileia.
Prejuízos e infraestrutura
A cidade ainda contabiliza os danos, uma vez que novos incidentes continuam ocorrendo. Na madrugada desta quinta-feira, 29, por volta de 1h, a cabeceira de uma ponte cedeu no KM 13, um dos ramais mais povoados da zona rural, complicando o acesso à região.
Ainda hoje, o município vai passar por uma vistoria da Defesa Civil Estadual, para realização do levantamento detalhado dos prejuízos.
Diante do cenário, o prefeito Carlinhos do Pelado deve assinar o decreto de situação de emergência até o final da tarde de hoje. O documento será subsidiado pelos relatórios técnicos da Defesa Civil para garantir recursos e ações de socorro à população afetada.








