O Rio Acre atingiu a marca de 14,01 metros na medição das 15 horas desta sexta-feira, 16, passando da cota de transbordo na capital, que é de 14 metros. Esta é a segunda vez, em menos de um mês, que o manancial transborda, ligando o alerta máximo para as equipes de socorro e para a população ribeirinha.
Nas últimas 24 horas, a capital registrou 43 milímetros de chuva. Somados aos 4 mm contabilizados no dia 15, o acumulado recente reforça o cenário de risco. Com isso, o volume de precipitações em janeiro de 2026 já ultrapassa 336,7 mm, bem acima da média mensal esperada de 187,5 mm, conforme dados da Defesa Civil.
Pela manhã, o nível estava em 13,90 metros, mas as fortes chuvas nas cabeceiras aceleraram a elevação. Com o transbordo confirmado, a Defesa Civil Municipal intensificou o plano de contingência para a remoção imediata de famílias em áreas de risco.
A situação deve piorar nas próximas horas. A previsão meteorológica indica que o volume de chuva continuará alto até o próximo sábado, 17, tanto em Rio Branco quanto nas bacias que alimentam o Rio Acre. A orientação da Defesa Civil é que os moradores de áreas propensas a alagamentos não esperem a água entrar em casa para acionar o socorro.