Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre volta a subir, ultrapassa os 14,20 metros e já atinge 3,3 mil pessoas em Rio Branco

Rio Acre volta a subir, ultrapassa os 14,20 metros e já atinge 3,3 mil pessoas em Rio Branco

Rio Acre em Rio Branco (Foto: Walcimar Júnior)

O que parecia ser o início de uma vazante transformou-se em um novo sinal de alerta para os moradores da capital acreana. Após marcar 14,08 metros ao meio-dia de terça-feira, 20, o Rio Acre voltou a subir e atingiu a marca de 14,29 metros na medição das 05h19 desta quarta-feira, 21. A elevação é resultado das fortes chuvas registradas na região, que acumularam 47,60mm nas últimas 24 horas.

Com a nova subida, o manancial consolida sua marca acima da cota de transbordo (14,00m), agravando a situação em 27 bairros da capital.

De acordo com a Defesa Civil Municipal aponta que a cheia já impacta diretamente 631 famílias na zona urbana, totalizando cerca de 2,3 mil pessoas. Na zona rural, o cenário é ainda mais crítico: 15 comunidades foram atingidas e cinco delas estão totalmente isoladas.

No total, entre as áreas urbanas e rurais, mais de 3.300 pessoas sofrem as consequências diretas da inundação neste momento. No Parque de Exposições Wildy Viana, 18 pessoas e três animais domésticos encontram-se abrigados. Outras sete famílias indígenas, com suporte da Secretaria de Povos Indígenas (SEPI), estão abrigadas no abrigo da Escola Leôncio de Carvalho.

Outro ponto de atenção é a segurança elétrica de diversas residências. A Defesa Civil monitora 12 bairros específicos onde o nível da água nas casas pode exigir o desligamento preventivo da rede elétrica, visando evitar acidentes e curto-circuito.

Previsão

A previsão meteorológica para o restante da semana indica a possibilidade de novas chuvas, o que mantém a Defesa Civil em estado de alerta permanente. Em apenas 20 dias, o volume de chuva registrado em Rio Branco ultrapassou o esperado para todo o mês de janeiro. De acordo com a Defesa Civil Municipal, o acumulado chegou a 410 milímetros até a manhã desta terça-feira, 20, enquanto a média histórica do mês é de 287 mm. 

Sair da versão mobile