Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco entra no top 10 das capitais com melhor funcionamento da máquina pública

Rio Branco entra no top 10 das capitais com melhor funcionamento da máquina pública

(Foto: Dell Pinheiro)

Rio Branco aparece entre as dez capitais brasileiras com os melhores indicadores de funcionamento da administração pública, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A capital do Acre ocupa a 8ª colocação entre as capitais, consolidando-se como a mais bem avaliada da Região Norte no levantamento.

No ranking geral, que considera todos os municípios brasileiros analisados, Rio Branco figura na 27ª posição nacional, desempenho que a coloca à frente de diversas capitais do país. O resultado evidencia um contraste com outras capitais nortistas, como Manaus (17ª entre as capitais), Porto Velho (23ª), Boa Vista (24ª), Belém (25ª) e Macapá (26ª), que aparecem em posições inferiores.

O estudo avalia a eficiência da gestão municipal com base em indicadores como gestão fiscal, capacidade institucional, planejamento, transparência e qualidade da entrega de serviços públicos. O bom desempenho de Rio Branco nesses critérios indica maior organização administrativa e melhor uso dos recursos públicos.

A posição alcançada pela capital acreana também chama atenção quando comparada a centros urbanos maiores e com economias mais robustas. Capitais como São Paulo, por exemplo, aparecem apenas na 10ª colocação, enquanto Belo Horizonte figura em 15º lugar, reforçando o destaque de Rio Branco no cenário nacional.

Rio Branco entra no top 10 das capitais com melhor funcionamento da máquina pública

Sair da versão mobile