Um estudo nacional que analisa as condições de segurança pública e qualidade de vida nas cidades brasileiras colocou Rio Branco na 15ª posição entre as capitais do país. O dado faz parte do Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que avalia indicadores como violência, capacidade de resposta do poder público e impacto da criminalidade no cotidiano da população.
O levantamento compara tanto as 27 capitais brasileiras quanto os mais de 5.500 municípios do país. Assim, Rio Branco aparece na 312ª colocação entre todos os municípios do Brasil e na 15ª posição entre as capitais. O resultado é influenciado pelas diferenças de porte, perfil urbano e realidade social entre capitais e cidades menores.
Considerando a Região Norte, Rio Branco ocupa o 3º melhor desempenho entre as capitais, ficando atrás de Belém (PA), que aparece em 2º lugar no ranking nacional, e Manaus (AM), na 14ª posição. A capital acreana supera Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Macapá (AP).
Segundo o CLP, a segurança pública é um fator decisivo para o desenvolvimento urbano, pois influencia diretamente a atração de moradores, trabalhadores, estudantes e investimentos. Cidades com melhores indicadores tendem a fortalecer seus vínculos sociais e econômicos no longo prazo.
Confira:
Ver essa foto no Instagram








