Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Tarauacá sobe rapidamente, ultrapassa cota de transbordamento e se aproxima de cheia histórica; VÍDEO

Rio Tarauacá sobe rapidamente, ultrapassa cota de transbordamento e se aproxima de cheia histórica; VÍDEO
Foto: Reprodução/Prefeitura

O Rio Tarauacá apresentou uma elevação acelerada e já está a cerca de 80 centímetros de alcançar a maior cheia de sua história, registrada em 19 de fevereiro de 2021, quando o nível chegou a 11,15 metros. Na manhã desta quarta-feira, 14, as réguas marcaram 10,35 metros, reforçando o cenário de alerta no município.

Boletins hidrológicos apontam que o rio ultrapassou a cota de transbordamento, fixada em 9,50 metros, ainda na tarde de terça-feira, 13. Às 15h, o nível já havia atingido 9,83 metros, avançando sobre áreas urbanas e provocando os primeiros impactos à população.

O dado que mais preocupa as autoridades é a velocidade da subida. Ao meio-dia da terça-feira, o rio marcava 8,50 metros, o que representa um aumento de 1,33 metro em apenas três horas, indicando um comportamento considerado crítico.

Rio Tarauacá sobe rapidamente, ultrapassa cota de transbordamento e se aproxima de cheia histórica; VÍDEO
Foto: Reprodução/Prefeitura

Em pronunciamento, o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, detalhou a situação e as medidas adotadas pelo município.

“Trazendo aqui alguns informes sobre a cheia do rio Tarauacá. Agora, medição de 10 horas, nós estamos com 10,40. Lembrando que o rio transborda a partir de 9,5. Então, nós estamos aí com 90 centímetros acima da cota de transbordo. Já algumas ruas afetadas. Três famílias já pediram para ser retiradas para ir para o nosso abrigo, que é ali na Escola Gisele Rousseau.”

Segundo o prefeito, equipes da prefeitura estão mobilizadas para garantir assistência imediata às famílias atingidas.

“Estamos mobilizando a equipe para fazer a alimentação, para a gente distribuir no final do dia. Tem equipe mobilizada para distribuição de água, temos equipe mobilizada para dar assistência da melhor maneira possível para a nossa população nesse momento de dificuldade.”

Damasceno afirmou ainda que acompanha de perto a situação e que as ações seguem de forma integrada.
“Estou aqui na Prefeitura, mas daqui a pouco também estou indo fazer frente junto com as equipes de saúde para poder prestar assistência e solidariedade nesse momento que a população passa por essa dificuldade. Mais uma vez, uma alagação, mas mais uma vez também a Prefeitura atuando em parceria com os órgãos, com as instituições, para poder dar a melhor assistência possível para a nossa população tarauacaense.”

Sair da versão mobile