O cenário de tranquilidade que se desenhava em Tarauacá sofreu uma mudança na manhã deste sábado, 17. Após ter saído da cota de transbordamento na última sexta-feira, o Rio Tarauacá voltou a apresentar sinais de elevação. De acordo com a medição oficial das 09h, o manancial atingiu a marca de 8,85 metros.
O dado aponta uma subida de 5 centímetros em relação à medição das 06h da manhã de hoje, quando o rio marcava 8,80 metros. Com este novo índice, o Rio Tarauacá encontra-se 35 centímetros acima da cota de alerta, estabelecida em 8,50 metros, embora ainda esteja abaixo do limite de transbordamento, que é de 9,50 metros.
Apesar da tendência de subida registrada nas últimas horas, o nível atual ainda é consideravelmente inferior ao recorde histórico do município, que foi de 11,15 metros em fevereiro de 2021.
A Defesa Civil Municipal, sob a coordenação do Sargento Leandro Simões, mantém o estado de vigilância e o Plano de Contingência ativo. O retorno das famílias, que havia sido iniciado na sexta-feira devido à vazante momentânea, agora é acompanhado com cautela, uma vez que a instabilidade climática na região pode provocar novos repiquetes no nível das águas.
As equipes do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal continuam monitorando o manancial de forma ininterrupta para responder a qualquer nova emergência.






