As atividades de rodeio e as práticas equestres agora fazem parte do Calendário Oficial de Eventos do Acre. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira, 26, reconhece essas atividades como manifestações culturais, esportivas e tradicionais ligadas ao modo de vida rural acreano.
De acordo com a nova legislação, passam a ser contempladas competições e demonstrações ligadas ao meio rural e à pecuária, como montarias em touros, cavalos e muares, além de provas de laço, apartação, tambor, baliza, rédeas, team roping e outras modalidades equestres. Também entram no calendário festivais e eventos que valorizem a cultura sertaneja, o artesanato, a gastronomia e o modo de vida rural, desde que incluam essas provas em sua programação.
A lei busca fortalecer tradições do campo, estimular o turismo e impulsionar a economia local, especialmente em municípios do interior, além de incentivar o esporte e o lazer por meio da organização de um calendário anual de eventos. Outro ponto destacado é a exigência do cumprimento das normas de proteção e bem-estar animal da legislação federal.
O texto estabelece que a responsabilidade pelo cuidado com os animais é exclusiva dos organizadores dos eventos, que devem garantir acompanhamento veterinário, instalações adequadas e equipamentos que não causem sofrimento ou lesões.








