Dos 5.314 candidatos inscritos no vestibular de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), 30,74% não compareceram ao primeiro dia de prova, nesse domingo, 11. As informações foram repassadas ao portal A GAZETA nesta segunda-feira, 12, pela pró-reitora de Graduação da Ufac, Ednaceli Damasceno.
O vestibular oferece 80 vagas para o curso de Medicina, sendo 40 para o primeiro semestre e 40 para o segundo semestre letivo de 2026, todas no campus sede, em Rio Branco. Ainda sem contar as abstenções, a concorrência média era de 67,78 candidatos por vaga, conforme dados do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pelo certame.
Segundo a pró-reitora, foram 1.669 candidatos ausentes. “Essas abstenções, de certa forma, já são esperadas nesse tipo de processo seletivo”, explicou. “Provavelmente, no segundo domingo de prova [dia 18 de janeiro], essa abstenção poderá ser superior”.
Neste domingo, 11, foram aplicados os exames de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Já no próximo domingo, 18, serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática.
O gabarito deve ser disponibilizado entre os dias 13 e 15 de janeiro, a partir das 19 horas, no horário de Brasília, na área do candidato da Cebraspe.






