
Rio Branco registra diversos pontos de alagamento após mais de 12 horas de chuva ininterrupta, iniciada por volta das 18h de domingo, 11, e que seguiu até a manhã desta segunda-feira, 12. O volume elevado de precipitação já causa transtornos em diferentes regiões da capital e mantém equipes da Defesa Civil de Rio Branco em alerta.
Entre os locais afetados estão o bairro Plácido de Castro, na região da Sobral, Tucumã, a rotatória da Havan, no Portal da Amazônia, e o bairro Morada do Sol, onde há grande acúmulo de água em vias públicas.
Vídeos postados pelo dentista Júnior Nascimento mostram a situação do bairro Plácido de Castro e da rotatória da Havan. Já imagens do jornalista Walcimar Júnior mostram a rua de trás da Usina, no Morada do Sol, alagada.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Cláudio Falcão, o volume de chuva já alcançou 75 milímetros, com possibilidade de chegar a 100 milímetros, a depender da continuidade das precipitações.
“O Rio Acre aumentou cerca de dois metros de sábado para o início desta segunda-feira e deve subir ainda mais. Já temos muitos pontos de alagamento e os igarapés estão subindo bastante”, explicou.
Segundo Cláudio Falcão, até o momento não há registro de transbordamento do Rio Acre ou de igarapés, mas diversas ocorrências de alagamentos foram comunicadas à Defesa Civil e estão recebendo apoio das equipes municipais.

O coordenador também chamou atenção para o volume de chuva acumulado neste início de mês. Conforme os dados da Defesa Civil, a expectativa para janeiro é de aproximadamente 287 milímetros de chuva. No entanto, apenas nos primeiros 12 dias do mês, já foram registrados cerca de 220 milímetros.
“Nós esperamos 287 milímetros de chuva para todo o mês de janeiro e já temos, nesses primeiros dias, cerca de 220 milímetros. A tendência é se repetir o que aconteceu em dezembro de 2025”, afirmou Falcão, ao lembrar que, no último mês do ano passado, o volume de chuva superou mais que o dobro do esperado.
Ver essa foto no Instagram







