Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Operação prende dois homens por caça ilegal em reserva extrativista e terra indígena no Acre

Operação prende dois homens por caça ilegal em reserva extrativista e terra indígena no Acre

A operação foi realizada pela PM em conjunto com o ICMBio. Foto: Reprodução

Dois homens foram presos por crime ambiental após uma operação conjunta da Polícia Militar e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em áreas protegidas de Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre. A ação ocorreu na Reserva Extrativista do Alto Juruá e na Terra Indígena Kampa do rio Amônia.

Com os suspeitos, os agentes encontraram jabutis vivos e grande quantidade de carne oriunda de caça ilegal. Entre os animais abatidos estavam porcos-do-mato, macacos-guariba, jacaré e mutum. Também foram apreendidos sal e outros materiais utilizados para a conservação da carne, além de cinco armas de fogo artesanais, munições e instrumentos empregados na atividade.

A operação foi desencadeada após denúncias de indígenas da etnia Ashaninka, que relataram a invasão do território por moradores da zona urbana para a prática de caça predatória. As equipes se deslocaram até o igarapé Arara, onde localizaram os suspeitos e o material apreendido.

Durante a abordagem, os homens confessaram que estavam na área protegida havia cerca de cinco dias realizando a atividade ilegal. Eles receberam voz de prisão e foram encaminhados, junto com os animais, a carne e os demais itens apreendidos, à Delegacia de Polícia Civil de Marechal Thaumaturgo para os procedimentos legais.

Sair da versão mobile