A captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pelos Estados Unidos tem repercutido em todo o planeta. No Acre, a agressão norte-americana à soberania do país vizinho divide opiniões.
Enquanto políticos de direita comemoram a queda do regime do autocrata bolivariano, nomes ligados à esquerda condenam a ação do governo de Donald Trump, do partido Republicano.
O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PL) foi um dos primeiros a se manifestar. Segundo ele, o que houve neste sábado, 3, na Venezuela, foi uma vitória do povo daquele país. “Um regime que esmagou seu próprio povo chega ao fim”, escreveu.
O deputado federal Coronel Ulysses (União Brasil) republicou três vídeos em seu perfil no Instagram sobre a queda de Maduro e aproveitou para provocar o presidente Lula (PT): “chora”.
Quem também citou o petista foi o deputado federal Roberto Duarte (Republicanos), ao criticar a nota emitida por Lula em que condena a agressão dos EUA – mantendo uma posição diplomática histórica do Brasil. “Lula mais uma vez escolhe o lado errado da história”, disparou Duarte.
Do outro lado, políticos de esquerda reprovaram o episódio. O vereador André Kamai, presidente do PT no Acre, apoiou e compartilhou a nota emitida pelo presidente Lula.
Já a ex-deputada federal Perpétua Almeida, do PCdoB, lembrou que a Venezuela possui a maior reserva de petróleo do mundo e que o ataque dos EUA ao país não é coincidência.
“A história ensina: ninguém está seguro quando possui o que as grandes potências querem”, escreveu.