Uma postagem nas redes sociais do secretário da Representação do Governo do Acre em Brasília (REPAC), Fábio Rueda, provocou reação do deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) e expôs um embate político em torno da autoria de recursos federais destinados ao estado.
Na publicação, Rueda, que atualmente ocupa o cargo de secretário da REPAC e chegou a exercer mandato temporário de deputado federal entre dezembro de 2023 e abril de 2024, listou “desembolsos” de verbas federais destinadas ao Acre, dando a entender que os recursos teriam relação direta com sua atuação parlamentar. A postagem, no entanto, foi contestada por Roberto Duarte nos comentários.
O deputado afirmou que uma das emendas citadas, no valor de R$ 462.180,85, destinada à construção de uma quadra poliesportiva no município de Feijó, foi alocada e articulada por seu mandato.

Segundo Duarte, além da indicação da emenda, a liberação do recurso contou com o trabalho de sua equipe, da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) na elaboração do projeto e do envolvimento das lideranças da comunidade indígena beneficiada.
“Aí vejo secretário de governo fazendo pré-campanha com resultado do trabalho de liberação de emendas da bancada federal, na maior cara dura”, escreveu o parlamentar. Em outro trecho, Duarte afirmou que Rueda estaria tentando se apropriar politicamente do resultado. “O dr. não cansa de querer ‘pedalar’ com o ‘pedal’ dos outros”, completou.
As emendas parlamentares, embora tenham autoria individual, passam por trâmites técnicos e institucionais que envolvem ministérios, órgãos estaduais e articulação conjunta no Congresso Nacional.
Até o momento, Fábio Rueda não se manifestou sobre as declarações de Roberto Duarte.








