Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre mantém vazante e pode sair da cota de transbordamento até domingo, diz Bocalom

Rio Acre mantém vazante e pode sair da cota de transbordamento até domingo, diz Bocalom
Foto: Reprodução

O nível do Rio Acre segue em queda contínua em Rio Branco e a tendência é que o manancial deixe a cota de transbordamento até o próximo domingo, 25, caso não haja chuvas intensas nos próximos dias.

A avaliação foi divulgada nesta sexta, 23, pelo prefeito Tião Bocalom, em vídeo publicado nas redes sociais, gravado às margens do rio ao lado do coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão.

Dados da Defesa Civil Municipal mostram que o Rio Acre apresentou recuo gradual ao longo do dia. Às 5h19, o nível era de 14,57 metros, baixando para 14,51 metros às 9h, 14,44 metros ao meio-dia e 14,40 metros às 15h.

Na quinta-feira, 22, o rio havia registrado o maior nível de 2026 até o momento, com 14,71 metros às 15h, encerrando o dia em 14,66 metros.

A comparação entre as medições indica uma redução superior a 30 centímetros em menos de 24 horas, embora o rio ainda permaneça 40 centímetros acima da cota de transbordamento, fixada em 14,00 metros.

No vídeo, o prefeito destacou que, mesmo com o início da vazante, o período chuvoso segue até pelo menos março, o que exige manutenção do alerta. “A gente sabe que até março tem muita água. Por isso vamos continuar segurando as famílias lá e, se precisar, vamos levar mais famílias”, declarou.

Bocalom também afirmou que as equipes da prefeitura seguem atuando durante o feriado, acompanhando o nível do rio e a situação das famílias afetadas. Segundo ele, houve vistoria no Parque de Exposições, onde estão famílias acolhidas. “Estão sendo tratadas com dignidade. A prefeitura vai continuar cuidando, resgatando, abrigando e alimentando as famílias”, disse.

A Defesa Civil avalia que o comportamento dos rios nos municípios da parte alta da bacia favorece a continuidade da vazante em Rio Branco, com registros de queda nos níveis em cidades do Alto Acre e no Rio Xapuri. O principal ponto de atenção segue sendo o Riozinho do Rola, afluente do Rio Acre, que ainda apresenta elevação.

Mesmo com o recuo das águas, o número de famílias desabrigadas aumentou nos últimos dias. No Parque de Exposições, dez famílias seguem acolhidas, além de moradores que optaram por se deslocar para casas de parentes.

Sair da versão mobile