Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Samba-enredo da Unidos do Fuxico de 2026 destaca ayahuasca e cultura amazônica

Samba-enredo da Unidos do Fuxico de 2026 destaca ayahuasca e cultura amazônica

A Unidos do Fuxico irá apresentar o seu samba enredo inspirado na ayahuasca. Foto: A Gazeta do Acre

Durante o lançamento do Carnaval da Família, na praça da Revolução, na noite deste sábado, 31, o bloco carnavalesco Unidos do Fuxico apresentou seu samba-enredo para a folia de 2026. O tema escolhido pelo grupo aborda a ayahuasca, explorando suas ramificações culturais, religiosas e a conexão com os povos originários da Amazônia.

Segundo Arison Fernandes, integrante do bloco, a composição começou logo após o carnaval do ano passado. “Primeiro eu vou contar a história um pouco do nosso samba, que começou a ser criado logo após o carnaval do ano passado, depois daquela questão de, apesar de nós terem ganhado a pontuação, teve aquela questão de um recurso que acabou prejudicando”, explicou.

O samba, intitulado “Ayahuasca”, trará elementos da cultura amazônica e a relação da bebida com a religião indígena. Arison antecipou parte do enredo aos presentes. “O nosso samba-enredo vai tratar mais ou menos da questão da ayahuasca e suas ramificações, que tem a questão da religião, dos povos originários, então, trazer elementos da Amazônia, essa questão muito boa”, disse.

A Unidos do Fuxico irá se apresentar durante o evento de lançamento do Carnaval da Família, apresentando trecho inédito do seu samba enredo.

Veja o vídeo:

Sair da versão mobile