Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Médico aponta exercícios que ajudam a reduzir a gordura nas artérias

Médico aponta exercícios que ajudam a reduzir a gordura nas artérias

Foto: Getty Images

Quando a coluna Claudia Meireles quer saber algo sobre o funcionamento das artérias, logo aciona o médico Herik Oliveira, especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). O profissional explica que a aterosclerose — ou seja, o acúmulo de gordura na parede desses vasos sanguíneos — pode evoluir e causar complicações, como infarto e comprometer o fluxo do sangue.

De acordo com o cirurgião vascular, existem vários exercícios físicos que ajudam a reduzir a aterosclerose, isto é, diminuir as placas de gordura nas artérias. “Atividades aeróbicas, como corrida, natação e ciclismo“, lista. O médico aconselha praticar essas modalidades por, no mínimo, 30 minutos, com a frequência de três vezes na semana.

Outro exercício recomendado pelo especialista é a musculação. “Assim, você fortalece a bomba muscular e a função cardíaca. Também ajuda no controle do colesterol e até mesmo em atividades mais leves, como a caminhada, que auxilia na melhora da circulação e, por conseguinte, na redução das placas de gordura nas artérias”, enfatiza Herik.

O médico vascular pontua que o controle do estresse tende a ser importante para a saúde das artérias. Ele defende que a prática de pilates, ioga e meditação pode contribuir para aliviar a tensão emocional. O cirurgião instrui adotar um estilo de vida saudável, com dieta balanceada, rica em frutas, vegetais, fibras, grãos e opções com antioxidantes, e menos alimentos embutidos e industrializados.

Herik Oliveira ressalta que as principais causas de gordura nas artérias são idade avançada, colesterol e triglicerídeos elevados, hipertensão arterial, tabagismo, diabetes e sedentarismo.

“Essas placas podem evoluir e causar algumas complicações, por exemplo, trombose e entupimento das artérias, comprometendo o fluxo sanguíneo e desencadeando doenças mais graves”, reforça o especialista.

Por: Metrópoles

Sair da versão mobile