Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Anel de fogo: eclipse solar de 2027 vai acontecer no meio do Carnaval

Anel de fogo: eclipse solar de 2027 vai acontecer no meio do Carnaval

Foto: George Pachantouris via Getty Images

Os brasileiros não conseguiram ver o primeiro eclipse solar anular do ano, ocorrido na última terça-feira (17/2). A falta de visibilidade já era esperada e fez com que o fenômeno só fosse visível de forma total em regiões remotas da Antártida. A boa notícia é que o evento deve se repetir em um ano, novamente em meio ao Carnaval, e poderá ser avistado do Brasil.

Estimativas apontam que o próximo eclipse solar anual deve ocorrer em 6 de fevereiro de 2027. A data coincidirá com o segundo dia de Carnaval, período que ocorrerá de 5 a 10 de fevereiro.

Também conhecido como “anel de fogo”, o fenômeno é responsável por criar um dos efeitos visuais mais chamativos da astronomia, com a passagem da Lua na frente do Sol, formando um aro circular no céu.

Para o eclipse solar anular acontecer, a Lua precisa ficar alinhada entre o Sol e a Terra, mas estar em um ponto mais distante de sua órbita em relação ao nosso planeta. A posição perfeita provoca um efeito que bloqueia totalmente ou parcialmente a luz solar, criando o efeito de “anel de fogo” ao redor da silhueta do satélite natural.

Apesar do fenômeno da última terça-feira ter sido chamado nas redes sociais de “apagão global”, é importante ressaltar que ele não representa perigos para a população. O máximo que pode ocorrer é um momento de escuridão durante a travessia da Lua.

O evento não é capaz de impactar o fornecimento de energia elétrica e nem afetar os sistemas de comunicação mundiais.

Por: Metrópoles

Sair da versão mobile