Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Reajuste no FGTS: Mudanças no valor de depósito começam em fevereiro/2026

Reajuste no FGTS: Mudanças no valor de depósito começam em fevereiro/2026

Novo saque do FGTS: Trabalhadores de 2020 a 2025 podem sacar até R$ 1.800; veja como (Foto:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Com a chegada do novo ano e as atualizações salariais — incluindo o novo salário mínimo e reajustes de convenções coletivas — muitos trabalhadores brasileiros terão uma surpresa positiva em suas contas do Fundo de Garantia.

O valor do depósito mensal do FGTS passará por alterações, e o reflexo direto dessas mudanças começa a aparecer nas contas a partir de fevereiro de 2026.

Se você recebeu um aumento ou se o seu salário é balizado pelo mínimo nacional, entenda agora como o cálculo funciona e como acompanhar esse reajuste.

Por que o valor do depósito do FGTS muda agora?

O depósito do FGTS não possui um valor fixo em reais, mas sim um percentual fixo sobre a remuneração. Portanto, sempre que o salário bruto do trabalhador aumenta, o valor depositado pela empresa também cresce proporcionalmente.

Como a maioria dos reajustes salariais (incluindo o novo mínimo de 2026) entra em vigor em janeiro, o primeiro depósito refletindo esses novos valores ocorre em fevereiro, que é o prazo legal para o recolhimento referente ao mês trabalhado de janeiro.

A regra dos 8%

Para a grande maioria dos trabalhadores do setor privado (CLT), a regra permanece a mesma:

Importante: O FGTS não é descontado do seu salário. Ele é uma obrigação do empregador, paga “por fora” da sua remuneração mensal.

Tabela de Exemplo: Reflexo do Reajuste no Bolso

Veja como o aumento salarial impacta diretamente o saldo do seu fundo de garantia:

Reajuste no FGTS: Mudanças no valor de depósito começam em fevereiro/2026

Como conferir se o reajuste foi aplicado?

É fundamental que o trabalhador monitore se a empresa está realizando o depósito sobre o valor correto do novo salário. A partir da segunda semana de fevereiro, você já pode realizar a conferência.

O que fazer se o valor estiver errado?

Caso perceba que o depósito de fevereiro não condiz com os 8% do seu novo salário bruto, o primeiro passo é procurar o RH ou o departamento financeiro da sua empresa para solicitar o esclarecimento.

Se o erro persistir, o trabalhador pode formalizar uma denúncia no Ministério do Trabalho ou buscar orientação sindical.

Por: FDR

Sair da versão mobile