O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, na manhã deste sábado, 7, um novo aviso meteorológico classificado como “Perigo Potencial” (bandeira amarela) abrangendo todos os 22 municípios do Acre.
O alerta, que entrou em vigor às 09h42, prevê chuvas de até 50 mm por dia e rajadas de vento que podem variar entre 40 e 60 km/h.
Embora o Rio Acre apresente uma tendência de vazante em Rio Branco, o volume de chuva previsto (entre 20 e 30 mm/h) preocupa as autoridades locais pelo potencial de gerar alagamentos pontuais em áreas urbanas devido à saturação do solo.
O aviso contempla desde a capital até os municípios do Juruá, como Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, além de regiões de fronteira como Assis Brasil e Brasileia.
Apesar da previsão, o Inmet classifica como baixo o risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica e quedas de grandes estruturas, mas reforça que a população deve manter a vigilância quanto à queda de galhos de árvores e descargas elétricas.
Municípios em alerta
O monitoramento é total e inclui as seguintes localidades: Acrelândia, Assis Brasil, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Jordão, Mâncio Lima, Feijó, Brasileia, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.








