A Defesa Civil de Rio Branco mantém o estado de emergência devido à elevação do Rio Acre, que apresentou crescimento nas últimas 24 horas. De acordo com boletins divulgados pelo órgão, às 5h de sábado, 31, o nível do rio era de 14,99 metros, enquanto às 5h deste domingo, 1, atingiu 15,27 metros, representando uma subida de 28 centímetros em apenas um dia. Na ultima atualização, as 9h o nível havia subido mais 2cm, chegando a 15,29 metros.
O aumento do nível do rio mantém o município em alerta, com ações emergenciais concentradas em bairros e comunidades rurais afetadas. Até o momento, 30 bairros da capital registram impactos, com 1.826 famílias atingidas, o equivalente a cerca de 6.391 pessoas. As intervenções estão focadas nos bairros Seis de Agosto, Cadeia Velha, Habitasa, Base, Adalberto Aragão, Triângulo, Taquari e Ayrton Senna.
No Parque Wildy Viana, abrigo ativo acolhe 18 famílias, somando 44 pessoas e 11 animais domésticos. Outras 11 famílias foram deslocadas para residências de amigos ou parentes, totalizando 29 pessoas, enquanto sete famílias indígenas permanecem no abrigo montado na escola Leôncio de Carvalho.
Além da zona urbana, 23 comunidades rurais também registram impactos. Cinco delas estão em isolamento parcial, sendo atendidas com travessias por embarcações da Prefeitura. Nessas localidades, 1.480 famílias, estimando-se 5.720 pessoas, permanecem sob monitoramento contínuo.
A Defesa Civil realiza inspeções em parceria com a concessionária Energisa em 12 bairros para avaliar riscos relacionados à rede elétrica e efetuar desligamentos preventivos quando necessário.
O boletim da Defesa Civil registra ainda os níveis do Rio Acre ao longo do sábado, 31: às 5h, 14,99 metros; às 9h, 14,99 metros; às 12h, 15,09 metros; às 15h, 15,14 metros; às 18h, 15,16 metros; às 21h, 15,17 metros; e à meia-noite, 15,21 metros. Para este domingo, 1, o nível registrado às 5h foi de 15,27 metros, sem registro de chuva nas últimas 24 horas. A cota de alerta é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14 metros.
A Defesa Civil reforça que continua monitorando a situação de forma permanente e orienta a população das áreas atingidas a seguir as recomendações de segurança e procurar os canais oficiais em caso de necessidade, pelo telefone 193.








