Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Do amor na faculdade à aprovação em concurso: casal estuda junto, conquista vagas e toma posse na Educação no Acre

Do amor na faculdade à aprovação em concurso: casal estuda junto, conquista vagas e toma posse na Educação no Acre

Foto: Arquivo Pessoal

O que começou como amizade na universidade, em 2016, transformou-se em uma história de amor, parceria e conquista profissional. Gabriel Lindolpho e Jaqueline Gomes se conheceram ainda na graduação e, anos depois, celebram um marco: foram aprovados e empossados juntos no concurso da educação, na mesma disciplina, ela alcançando o 5º e ele o 6º lugar no concurso.

Mais do que uma coincidência, a conquista representa o resultado de uma trajetória construída lado a lado, marcada por desafios, apoio mútuo e a certeza de que sonhos divididos se tornam mais possíveis.

O casal se conheceu quando Jaqueline cursava nutrição, e Gabriel ingressou no curso de geografia licenciatura. A aproximação aconteceu por meio de amigos em comum e, com o tempo, a amizade se fortaleceu.

“Algum tempo depois, a Jaqueline optou por trocar de curso e também foi para geografia. Com isso, nos aproximamos mais, nos ajudando na rotina exigente da graduação, até nos tornarmos namorados”, conta Gabriel.

Do amor na faculdade à aprovação em concurso: casal estuda junto, conquista vagas e toma posse na Educação no Acre

A trajetória universitária do casal foi concluída em 2022, quando colaram grau juntos, em um contexto marcado pelos desafios e transformações do período pós-pandemia. Em 2023, eles oficializaram a união, com o casamento.

Segundo eles, a colação de grau conjunta foi algo natural, e a aprovação no concurso representou uma surpresa ainda maior para os dois.

“Não imaginávamos que a aprovação viria para nós dois. O concurso foi muito desgastante e sempre existiu o medo de não sermos aprovados. Isso é resultado de um fruto colhido da nossa vida de casados, onde sempre buscamos nossos objetivos juntos”, relata.

Do amor na faculdade à aprovação em concurso: casal estuda junto, conquista vagas e toma posse na Educação no Acre

Rotina intensa e estudo possível

A preparação para o concurso aconteceu em meio a uma rotina exaustiva. Ambos atuavam em contratos provisórios e trabalhavam em zona rural, em tempo integral, o que tornava o tempo de estudo limitado.

Ainda assim, buscaram alternativas para manter a preparação. Utilizaram apostilas, aproveitaram os momentos livres e, conforme a data da prova se aproximava, passaram a frequentar cursos preparatórios presenciais para aprofundar os estudos e esclarecer dúvidas.

Entre os principais obstáculos, o casal destaca a rotina de trabalho e as etapas do próprio concurso, que exigiram resistência emocional e persistência.

“Além da prova escrita que chegou a ser cancelada, atrasando o processo, a prova prática foi outro desafio, mas nessa etapa, tivemos apoio de amigos que nos ajudaram e nos auxiliaram a fazer um ótimo trabalho”, comenta.

Para Gabriel e Jaqueline, caminhar ao lado de alguém pode tornar a jornada acadêmica e profissional mais leve e significativa. Além de fortalecer ainda mais a relação, deixou o processo mais leve, e o resultado ainda mais gratificante. “Subir uma montanha é mais fácil quando se tem alguém lhe puxando.”

Eles deixam um conselho para quem sonha com conquistas semelhantes.

“Persistir, manter a fé e buscar apoio. Sempre busque o apoio nesse processo seja de um familiar, um companheiro, divina, ou até ajuda profissional, pois um fardo pesado sempre se torna mais leve quando se divide o seu peso”, finalizam.

Por: Beatriz Oliveira, estagiária sob supervisão*

Sair da versão mobile