Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Semana Santa, Círio e outros eventos diocesanos passam a integrar calendário turístico de Rio Branco

Semana Santa, Círio e outros eventos diocesanos passam a integrar calendário turístico de Rio Branco

Foto: Juan Vicent Diaz

Os eventos diocesanos da Diocese de Rio Branco passam a integrar oficialmente o Calendário Turístico do município. A medida foi instituída por lei municipal publicada na edição desta quarta-feira, 4, do Diário Oficial do Estado (DOE), após aprovação da Câmara Municipal e sanção do prefeito.

A Lei Municipal nº 2.657 reconhece o calendário de eventos diocesanos como Patrimônio Cultural Imaterial de Rio Branco, com base em sua relevância religiosa, histórica e cultural para a cidade e para a identidade da população rio-branquense.

Eventos incluídos no calendário

De acordo com a legislação, passam a compor o calendário oficial os seguintes eventos religiosos:

Parcerias e apoio institucional

A lei autoriza o Poder Executivo Municipal a promover ações de preservação, valorização e difusão dos eventos, em parceria com a Diocese de Rio Branco. Também está prevista a realização de atividades educativas que destaquem a importância cultural e tradicional das celebrações.

O texto permite ainda que o município firme parcerias e convênios com entidades e instituições da Igreja Católica, além de possibilitar apoio institucional, logístico e cultural aos eventos, respeitada a legislação vigente, com foco na promoção da cultura e do turismo religioso.

Sair da versão mobile