O esquema de segurança para o Carnaval organizado pela Prefeitura de Rio Branco já está definido e prevê reforço policial, controle de acesso ao público e operações específicas de trânsito na região central da capital. A programação ocorrerá na área da Praça da Revolução, onde haverá concentração maior do policiamento.
Segundo o comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Albuquerque, o planejamento envolve redistribuição do efetivo e integração de diferentes setores da corporação. Parte do efetivo administrativo será deslocada para reforçar a segurança durante o evento, com atuação tanto na área da festa quanto na região central e bairros da cidade.
“Esse planejamento envolve tanto a parte operacional quanto a de gestão da Polícia Militar. As forças serão divididas e teremos policiamento suficiente para a praça, para a zona central e também para os bairros”, afirmou. Ele explicou que parte do efetivo administrativo será deslocada para reforçar a segurança. “Reduzimos escalas, trazemos quem está no serviço administrativo, trazemos tudo o que é possível e ainda pedimos reforço para outras forças.”
De acordo com o comandante, a área do evento no centro será isolada e terá controle de acesso. “A zona central vai ser isolada, nós teremos três entradas e o espaço será setorizado.” Albuquerque informou que haverá cadastro específico para pessoas que portam arma de fogo de forma legal. “Quem tem arma de fogo legal terá um QR Code para controle. Ao chegar na portaria, fará a leitura, preencherá os dados e quem estiver no serviço saberá que aquela pessoa entrou no perímetro armada.”
A corporação também prevê operações de trânsito durante o período festivo. “Teremos diversas operações de trânsito. Minha recomendação é que a pessoa venha a pé, de Uber ou de carona. Não ingira bebida alcoólica e vá conduzir, porque haverá fiscalização”, disse.
Albuquerque acrescentou que a circulação de veículos será restringida nas áreas de maior concentração de público. “Nós restringiremos a circulação de veículos no local para que as pessoas consigam circular. Nosso objetivo é garantir a segurança das pessoas durante todo o período do carnaval.”








