Mais de 200 adolescentes de 14 a 19 anos receberam o contraceptivo Implanon nesta terça-feira, 3, na Policlínica Barral y Barral, em Rio Branco, durante a abertura das ações locais da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência.
De acordo com a programação informada, o mutirão atende adolescentes que já estavam inseridas na fila de regulação da rede municipal.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que, embora a mobilização concentre os atendimentos no público jovem para acelerar a assistência em curto período, as mulheres de 20 a 49 anos continuam sendo atendidas normalmente. As aplicações seguem de forma contínua, por meio de agendas semanais em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Testagem antes do procedimento
Antes do procedimento, as adolescentes passam por testagem rápida e teste de gravidez, conforme explicou a chefe de Divisão do Adolescente, Kathyelly Cordeiro. Segundo ela, a ação busca ampliar o acesso a métodos contraceptivos e fortalecer a autonomia das jovens para planejamento do projeto de vida.
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, afirmou que a gestão intensificou ações de orientação em saúde sexual e reprodutiva, especialmente no período que antecede o Carnaval, citando também a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
“Como gestão, temos fortalecido de forma consistente a rede municipal para garantir orientação qualificada em saúde sexual e reprodutiva. O Implanon é uma ferramenta altamente eficaz na prevenção da gravidez na adolescência, mas sabemos que o cuidado precisa ser integral, considerando também o enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis. Com a proximidade do Carnaval, período de maior exposição, intensificamos as ações educativas, especialmente junto aos adolescentes, reforçando a importância do uso do preservativo como medida fundamental de proteção”, declarou.
A aplicação do Implanon integra o programa Adolescência Primeiro, Gravidez Depois, desenvolvido pela Sesacre, segundo informado. A ação deve continuar com mutirões ao longo do mês, ampliando o acesso aos métodos contraceptivos e reforçando estratégias de prevenção.






