23 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

23 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Acre inicia ano letivo com 60 escolas em tempo integral e mais de 130 mil alunos na rede estadual

Rede estadual começa 2026 com 35 unidades já em funcionamento e outras 25 iniciando em março após formação das equipes.

Vitor Paiva por Vitor Paiva
23/02/2026 - 09:23
Estudantes do Acre. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Estudantes do Acre. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Manda no zap!CompartilharTuitar

Mais de 130 mil estudantes da rede estadual do Acre iniciaram o ano letivo de 2026 com a ampliação do ensino em tempo integral. Ao todo, 60 escolas passam a funcionar nesse modelo neste ano, sendo que 35 começaram as atividades nesta segunda-feira (23) e outras 25 iniciam o calendário no dia 2 de março, após período de formação dos profissionais.

As informações foram apresentadas durante a Abertura Oficial do Ano Letivo 2026, realizada na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Professor Pedro Martinello, em Rio Branco. A solenidade contou com a presença da vice-governadora Mailza Assis, do secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho e da deputada federal Socorro Neri.

Expansão do ensino integral

Segundo o secretário, 25 novas unidades passaram a integrar o modelo este ano e, por isso, tiveram o início das aulas programado para março. “Nós estamos com 25 novas escolas integrais e essas escolas estão passando por formação, porque não se torna integral da noite para o dia. É um processo de transformação, um processo de adaptação, de mudança de cultura”, afirmou.

Aberson destacou o crescimento da política de tempo integral nos últimos anos. “Quando recebemos o governo, recebemos somente com 12 escolas integrais. Hoje, este ano, estamos entregando 60 escolas integrais em todo o Estado”, declarou. Ele ressaltou ainda a expansão para áreas fora do perímetro urbano. “Por incrível que pareça, nós vamos ter escola integral também na zona rural. Isso mostra o desafio que é fazer educação e o avanço que o Estado tem no ensino integral.”

Carga horária e perspectiva de expansão

Para o secretário, o modelo amplia as oportunidades de aprendizagem. “O ensino integral, para mim, para o Aberson, para o secretário, ele é o ensino mais adequado para as nossas autoridades e o governo tem investido muito forte nessa expansão do ensino integral”, disse. Ele acrescentou que a meta é continuar ampliando a oferta nos próximos anos. “Quem sabe em 2027, 2028 nós possamos ter mais escolas integrais dentro do Estado para garantir ainda assim um ensino com melhor qualidade.”

Aberson também detalhou a carga horária do modelo. “Vale lembrar que escola integral, o aluno passa 35 horas semanais na escola e isso garante com certeza uma maior carga horária, maiores habilidades e competências sendo desenvolvidas, dando a eles maiores chances de sucesso.”

Das 60 escolas integrais previstas para 2026, 35 iniciaram as atividades nesta segunda-feira (23), junto às demais unidades da rede estadual. As outras 25 começam no dia 2 de março, após a conclusão do processo de formação das equipes escolares.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Liderança do Bonde dos 13 é presa no Acre durante operação contra crime organizado

Próxima Notícia

Fim da escala 6×1: Socorro Neri diz que Congresso tem ambiente favorável para reduzir jornada de trabalho

Mais Notícias

Foto: Ascom/Ieptec
Geral

Ieptec convoca aprovados em seleção de bolsistas para atuação em cursos técnicos no Acre

23/02/2026
Foto: Andryo Amaral/Detran
2º destaque

Detran-AC divulga lista de instrutores autônomos credenciados para formação de condutores; Veja nomes

23/02/2026
Foto: Vitor Paiva
5º destaque

Mailza Assis nega privatização do Hospital de Brasileia e afirma manutenção do atendimento pelo SUS

23/02/2026
Leilão será realizado exclusivamente online. Foto: Arquivo
Destaques Cotidiano

Leilão do Detran-AC oferta mais de 100 veículos com lances a partir de R$ 372

23/02/2026
Casa do Artesanato está localizada na Gameleira, no espaço da antiga Galeria de Arte Juvenal Antunes. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Destaques Cotidiano

Artesãos do Acre terão 10 vagas para expor em feira nacional em São Paulo; seleção é aberta

23/02/2026
"Reconhecemos que o bem-estar dos nossos servidores é essencial para a eficácia e o sucesso do nosso trabalho", diz Márdhia El-Shawwa Pereira, secretária de Estado da Mulher. Foto: Anne Nascimento
Geral

Absolvição de homem acusado de estuprar menina de 12 anos é criticada por Secretaria da Mulher no Acre: “precedente perigoso”

23/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Vitor Paiva

Fim da escala 6x1: Socorro Neri diz que Congresso tem ambiente favorável para reduzir jornada de trabalho

Leilão será realizado exclusivamente online. Foto: Arquivo

Leilão do Detran-AC oferta mais de 100 veículos com lances a partir de R$ 372

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre