O Carnaval do bairro Tucumã, em Rio Branco, terá apoio das forças de segurança neste ano após ajustes no planejamento e diálogo entre a organização do evento e a Polícia Militar do Acre. A definição ocorreu depois de reuniões para adequar as condições de segurança e viabilizar a presença policial durante a festa.
Segundo o comandante da PM, coronel Albuquerque, na edição anterior havia limitações que impediam a garantia da segurança do evento. “Ano passado, da forma que queriam fazer, nós não tínhamos como garantir segurança. A Polícia Militar não vai abraçar uma missão que ela não dá conta. Quando você faz um evento pontual, quem está organizando tem algumas obrigações”, afirmou.
De acordo com o comandante, novas providências foram solicitadas à organização e começaram a ser adotadas, o que permitiu a confirmação do apoio policial. “Este ano tivemos uma conversa mais tranquila com a organização, pedimos algumas providências que estão sendo tomadas. Então acreditamos que o Carnaval do Tucumã este ano vai ser mais organizado. A segurança pública vai apoiar como um todo e a Polícia Militar estará no local.”
A corporação também informou que poderá haver restrição na circulação de veículos na região para facilitar o deslocamento do público. A orientação é priorizar transporte por aplicativo, táxi ou carona. “Quem tem veículo, se puder, não vá ao local de carro. Vá de aplicativo, táxi ou carona, porque restringiremos a circulação de veículos para que as pessoas consigam circular”, declarou o comandante.
Segundo a Polícia Militar, o objetivo é integrar o Carnaval do Tucumã ao calendário de eventos organizados da cidade, com planejamento prévio e medidas voltadas à segurança e à mobilidade urbana durante a festa.