Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Livro “Capivara Surda” será lançado no Acre com proposta de valorizar cultura e literatura em Libras

Livro “Capivara Surda” será lançado no Acre com proposta de valorizar cultura e literatura em Libras

Foto: Arquivo Pessoal

A literatura surda é definida como a produção literária criada para surdos, consultores e professores bilíngues, tendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como principal meio de expressão. Ela traduz as experiências visuais do mundo e valoriza a cultura surda por meio de narrativas originais, adaptações de clássicos e outras manifestações artísticas, como o cordel e obras interpretadas em Libras.

No Acre, essa proposta ganha forma com o lançamento do livro Capivara Surda, escrito pela professora universitária, Ianelle Vital de Melo. Ela conta que a ideia nasceu a partir de uma inquietação observada no cotidiano da Universidade Federal do Acre (Ufac), ao perceber que pessoas surdas enfrentavam dificuldades para se comunicar em espaços comuns, como uma lanchonete do campus, onde atendentes não dominavam Libras.

A partir dessa realidade, surgiu a fábula da Capivara Surda, que utiliza animais como personagens para representar situações vividas pela comunidade surda e evidenciar a falta de acessibilidade em ambientes acadêmicos e sociais. Além disso, a escolha da capivara como protagonista carrega simbolismo regional, conectando a obra à cultura amazônica e aproximando o tema da realidade local.

A importância da obra

Mais do que uma narrativa, o livro se propõe a ser um instrumento de conscientização e empoderamento.

“Quando contamos uma narrativa voltada para a literatura surda, surdos começam a se encontrar na sua identidade, na sua língua, na sua cultura”, afirma a escritora.

Ela também destaca que o papel da universidade é universalizar o conhecimento, expandir para além das quatro paredes do âmbito acadêmico, aproximando a sociedade do debate sobre acessibilidade e direitos linguísticos.

A autora espera que a obra contribua para despertar um olhar mais sensível sobre as necessidades da comunidade surda, incentivando práticas mais acessíveis nos campos da educação, saúde, religião e convivência social.

“A expectativa é que o livro alcance escolas, professores, a sociedade em geral, mas principalmente as crianças e adolescentes surdos, para que criem na rotina de leitura esse material, multiplicando a cultura. Além de promover a empatia e reflexão sobre a importância da inclusão e que o impacto seja de conscientização. Colocar-se no lugar do outro, de olhar para o outro com um olhar inclusivo, olhar para o outro com um olhar de se fosse no lugar do surdo, como que eu me sentiria?”, explica Ianele.

Lançamento

O lançamento do livro Capivara Surda será realizado no dia 5 de março, às 18h30, no Auditório Tadeu Mello, no Centro de Convenções da Ufac, em Rio Branco. O evento é aberto ao público e não é necessário realizar inscrição. Será realizado ainda um projeto de extensão durante a programação.

 

Livro “Capivara Surda” será lançado no Acre com proposta de valorizar cultura e literatura em Libras
Por: Beatriz Oliveira, estagiária sob supervisão*

Sair da versão mobile