A Prefeitura de Rio Branco apresentou a Central de Videomonitoramento municipal, estrutura que integrará o sistema de monitoramento urbano, apoio à segurança pública e gerenciamento de grandes eventos na capital. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira, 11, durante coletiva no gabinete do prefeito Tião Bocalom.
Segundo o chefe do Gabinete Militar da prefeitura, coronel Bino, o sistema integra o programa “Rio Branco Mais Segura”, iniciado em 2022, e conta atualmente com cerca de 450 câmeras instaladas na cidade.
“É o momento em que a gente apresenta esse equipamento que, sem dúvida nenhuma, fará a diferença na vida do rio-branquense. Hoje são cerca de 450 câmeras, com tecnologia embarcada de ponta, que têm sido de grande utilidade para a segurança pública e também para a gestão do trânsito, da defesa civil e do Rio Acre”, afirmou. O coronel acrescentou que o espaço também terá sala de gerenciamento de crises e de grandes eventos. “Para o Carnaval, em um raio de um quilômetro, teremos 100 câmeras monitorando entradas e acessos, além de sistema que fará a contagem de pessoas que entrarem pelos portões.”
O prefeito Tião Bocalom destacou que o sistema foi implantado com recursos próprios do município e será utilizado em diferentes áreas da administração pública. “O que a gente está fazendo aqui é a apresentação de todo o equipamento que a prefeitura vai ter a partir de agora, onde vamos monitorar a cidade inteira e também ajudar na questão da segurança pública. Tudo isso é recurso próprio da prefeitura, não tem um centavo do governo federal”, declarou. Ele acrescentou que o monitoramento será aplicado “nas vias urbanas, nas escolas, nas unidades de saúde e em todas as áreas”, além de reforçar a integração com forças de segurança estaduais e federais.

Representando a comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata, o coronel Albuquerque, afirmou que o sistema permitirá respostas mais rápidas às ocorrências policiais.
“Quando você tem um conjunto de imagens, são dados. Com a ferramenta de identificação facial e o monitoramento em tempo real, você consegue agir no momento em que a ocorrência está acontecendo, dando a resposta imediata e auxiliando a atuação da polícia militar tanto de forma preventiva quanto repressiva”, disse.
Durante o evento, a prefeitura informou que a estrutura também será utilizada para gestão do trânsito, monitoramento de obras públicas e acompanhamento de eventos de grande público, além de integrar ações com a Polícia Federal e a Secretaria de Segurança Pública do Estado por meio de acordos de cooperação técnica.
Diversos órgãos e secretarias também terão acesso às imagens, como o Corpor de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Sejusp, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, ISE, Iapen, Gabmil, Defesa Civil, Emurb, SDTI, RBTrans, Saerb, SASDH, Seinfra, Semeia, SMCCI, Sefin, Semsa e Seme.







