Morreu nesta sexta-feira (13) o segundo filho de Thales Naves Alves Machado, Benício Araújo Machado, de 8 anos. O menino estava internado em estado gravíssimo na UTI do Hospital Estadual de Itumbiara desde a noite de quarta-feira (11), quando foi baleado pelo pai, o secretário de Governo de Itumbiara, que se matou em seguida.
Miguel Araújo Machado, de 12 anos, filho mais velho de Thales também morreu após ser baleado pelo pai. A informação foi confirmada pela Polícia Civil.
A esposa de Thales e mãe das crianças estava viajando no momento do crime. Horas antes de atirar nos filhos, o secretário publicou um vídeo nas redes sociais em que aparece ao lado dos dois meninos. Na legenda, escreveu: “Que Deus abençoe sempre meus filhos, papai ama muito”.
Segundo a Polícia Militar, a equipe foi acionada, compareceu ao local e realizou o isolamento e a preservação da área até a chegada das demais equipes.
A Polícia Civil informou que instaurou procedimento para apurar os fatos e que as investigações estão em andamento. Não há suspeita do envolvimento de outras pessoas no crime. Em nota, a corporação declarou que o caso é investigado como homicídio consumado e homicídio tentado, seguidos de autoextermínio por parte do autor. As diligências são conduzidas pelo Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Itumbiara.
As mortes ocorreram na casa da família. Conforme apurado, Thales atirou contra os dois filhos e, em seguida, contra si mesmo. Parentes descobriram o crime após verem uma publicação em tom de despedida no perfil do secretário, que foi apagada pouco depois.
Luto oficial e manifestações
Em nota, a Prefeitura de Itumbiara decretou luto oficial de três dias, a partir de quinta-feira (12), pelo falecimento do secretário. Durante o período, os atendimentos ao público ficaram suspensos nos órgãos da administração direta e indireta. A rede municipal de ensino encerrou as aulas às 9h30 e informou que o retorno está previsto para sexta-feira (13).
O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos informou que não divulga informações sobre o estado de saúde de pacientes específicos, em respeito ao sigilo médico, à ética profissional e à legislação vigente, especialmente à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A unidade esclareceu que informações dessa natureza são prestadas exclusivamente a familiares ou responsáveis legais.
O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha também se manifestaram. Em nota, afirmaram estar “profundamente consternados com a tragédia ocorrida em Itumbiara” e destacaram que a violência dentro de um lar, especialmente quando crianças são vítimas, “atinge em cheio a família e lança toda a sociedade em um estado de luto e indignação”. O governador informou ainda que suspendeu a agenda e seguiu para o município para prestar solidariedade à família.
Homenagens a Miguel
Amigos e familiares prestaram homenagens a Miguel Araújo Machado durante o velório e o sepultamento. Um grupo de colegas usou camisetas com os dizeres “Miguel Eterno”. O corpo do adolescente foi velado na casa do avô, o prefeito Dione Araújo, e enterrado no Cemitério Avenida da Saudade.
A morte das crianças e do secretário gerou forte comoção em Itumbiara e mobilizou manifestações de pesar de autoridades, instituições e moradores da cidade.
Por: G1 GO







