O ex-nadador paralímpico Adriano Gomes de Lima, de 52 anos, morreu neste sábado, 7. Em nota, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) informou que ele tratava um sarcoma (câncer ósseo) desde 2024.
Natural do Rio Grande do Norte, Adriano está entre os grandes medalhistas paralímpicos da história do Brasil. Ao longo da sua carreira, ele acumulou um ouro, cinco pratas e três bronzes, conquistadas nas edições dos Jogos de Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016.
Ele começou a nadar, em busca de reabilitação, após cair de um telhado em meio a uma obra quando tinha 17 anos.
Nas comemorações dos 30 anos do CPB, em 2025, o potiguar foi uma dos homenageados por sua contribuição para o desenvolvimento do paradesporto no Brasil. Na época, ele celebrou o desenvolvimento do Movimento Paralímpico no Brasil e a disseminação de oportunidades para novos atletas em todo o território nacional.
“Eu comecei a nadar em 1993, dois anos antes da fundação do CPB, então faço parte desta história. Digo que não é por acaso que o Brasil está sempre entre os 10 melhores nos Jogos Paralímpicos, pois há um investimento muito importante sendo feito no desenvolvimento do esporte paralímpico”, declarou.
Portal Terra