Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acima da cota de transbordo, Rio Juruá deixa dezenas de famílias sem energia em Cruzeiro do Sul

Acima da cota de transbordo, Rio Juruá deixa dezenas de famílias sem energia em Cruzeiro do Sul

Foto: Arquivo/prefeitura

A cheia no Rio Juruá já gera impactos diretos no cotidiano da população em Cruzeiro do Sul. Nesta quinta-feira, 5, o nível do manancial atingiu a marca de 13,44 metros, superando em 44 centímetros a cota de transbordo, que é de 13 metros.

Diante do avanço das águas sobre as áreas residenciais, a segurança elétrica tornou-se uma prioridade para evitar acidentes graves. Até o momento, 26 clientes já tiveram o fornecimento de energia residencial desligado por medida de precaução.

O desligamento da rede elétrica concentra-se em pontos onde o volume de água já atinge as estruturas das moradias ou oferece risco de curto-circuito, sendo eles: Rua Djalma Dutra (Centro), Ramal Boca do Moa, Ramal Seringal Florianópolis e Travessa Benedito Rocha e Bairro da Lagoa.

A interrupção do serviço de energia é uma resposta necessária ao risco de choques elétricos em áreas inundadas. A Defesa Civil e as equipes técnicas da Energisa seguem monitorando o comportamento do rio, que continua acima do limite de transbordamento.

A orientação para os moradores de áreas ribeirinhas é que entrem em contato com os canais de emergência caso percebam que a água está atingindo tomadas ou fiações elétricas, evitando qualquer contato com a rede em áreas alagadas.

Sair da versão mobile