Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre deve registrar mais mil novos casos de câncer em dois anos; mama e próstata lideram estatísticas

Acre deve registrar mais mil novos casos de câncer em dois anos; mama e próstata lideram estatísticas

Foto: Getty Images

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou as projeções para os próximos ano e o alerta pede atenção: o Acre deve registrar 1.170 novos casos de câncer entre 2026 a 2028. Os dados mostram que as mulheres serão as mais afetadas, com 640 casos previstos, enquanto entre os homens a estimativa é de 530 diagnósticos.

Se tirarmos dessa conta o câncer de pele (do tipo menos grave), o estado terá cerca de 970 pessoas enfrentando a batalha contra o câncer.  em 970.

O que os homens precisam observar

Para os homens acreanos, o câncer de próstata continua sendo o maior perigo, com a previsão de 90 novos casos.

Em segundo lugar, aparecem os tumores de pulmão (40 casos), seguidos por câncer de estômago, fígado, intestino e leucemias, com 30 casos cada.

O estudo alerta para a importância de manter os exames de rotina em dia, uma vez que diagnósticos precoces têm mais chance de cura da doença.

O que as mulheres precisam observar

Entre as mulheres, o câncer de mama é o mais frequente, com 100 novos casos estimados. Logo atrás, com 90 casos, aparece o câncer de colo do útero — uma doença que pode ser evitada com exames preventivos simples.

Um dado que chama a atenção é que o câncer de pulmão deve atingir mais mulheres (50 casos) do que homens no estado. Além disso, os tumores de intestino e de tireoide também aparecem com destaque nas projeções femininas.

Maior registro

O tipo de câncer com maior número de registros no Acre ainda é o de pele (chamado de não melanoma), com 200 casos esperados. Embora ele seja menos perigoso e tenha cura fácil se descoberto cedo, o alto número de casos reforça que não podemos brincar com o sol forte da nossa região. Usar proteção é essencial.

Na análise das taxas ajustadas — que permitem comparar a incidência entre diferentes populações ao redor do mundo —, o Acre apresenta um índice de 130,29 casos para cada 100 mil habitantes considerando todas as neoplasias (exceto pele não melanoma).

Resumo das Estimativas para 2026 (Acre):

 

Localização Primária Homens (Casos) Mulheres (Casos) Total (Casos)
Mama Feminina 100 100
Próstata 90 90
Colo do Útero 90 90
Pulmão/Traqueia 40 50 90
Cólon e Reto 30 30 60
Estômago 30 <20 40
Pele não Melanoma 80 120 200

Fonte: INCA – Estimativas 2026. Números arredondados para múltiplos de 10.

Sair da versão mobile