O Acre está sob dois alertas meteorológicos simultâneos para chuvas intensas e ventos fortes, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os avisos seguem válidos até as 23h59 da quarta-feira, 4, e apontam desde perigo potencial até perigo, a depender da intensidade prevista para cada área.
Alerta laranja: perigo
O alerta laranja, considerado o mais severo, teve início às 10h35 do domingo, 1º, e prevê chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, além de ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h.
De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Alerta amarelo: perigo potencial
Paralelamente, o estado também está sob alerta amarelo, iniciado à 0h01 do domingo, 1º, e válido até o mesmo prazo do alerta laranja. Nesse nível, a previsão indica chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h.
Nesse caso, o Inmet aponta baixo risco para ocorrências como falta de energia, alagamentos, quedas de galhos e raios, mas recomenda atenção da população.
Recomendações à população
Diante da previsão, a orientação é para que moradores:
- Evitem se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas;
- Não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda;
- Evitem o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante temporais.
Em situações de emergência, a população pode buscar informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou acionar o Corpo de Bombeiros, pelo 193.