Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre segue sem casos de Mpox registrados em 2026; Sesacre adota medidas de prevenção

Acre segue sem casos de Mpox registrados em 2026; Sesacre adota medidas de prevenção

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou ao portal A GAZETA que, durante o ano de 2026, ainda não houve registro de casos confirmados de Mpox em território acreano, até esta sexta-feira, 20. Mesmo diante desse cenário de tranquilidade interna, a pasta mantém um acompanhamento rigoroso e atento após a confirmação de registros da doença no município de Porto Velho, divulgados recentemente pelas autoridades de Rondônia.

Por conta da proximidade geográfica e do fluxo de pessoas entre os estados, o governo acreano optou por adotar, de forma preventiva, uma série de medidas de vigilância e monitoramento em todas as regionais.

Entre as principais ações já implementadas pela Sesacre está o reforço da vigilância epidemiológica dentro das unidades de saúde e a emissão de orientações técnicas para as equipes de vigilância hospitalar. O objetivo é garantir que os profissionais de saúde estejam preparados para a identificação precoce de qualquer caso suspeito.

Além disso, a secretaria trabalhou na atualização dos fluxos assistenciais, que preveem a notificação imediata, o isolamento do paciente e o manejo clínico seguindo rigorosamente os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, mantendo também uma articulação contínua com os estados vizinhos.

Sintomas e orientações

A Mpox é transmitida principalmente pelo contato direto com as lesões de pele, contato íntimo ou por meio de gotículas respiratórias em proximidade, além do compartilhamento de objetos contaminados.

Os principais sintomas que devem ser observados pela população são febre, dores musculares e o surgimento de lesões cutâneas pelo corpo.

A Sesacre orienta que, ao perceber qualquer um desses sinais, o cidadão deve procurar imediatamente uma unidade de saúde, evitar contatos próximos e não compartilhar objetos de uso pessoal enquanto houver a presença de lesões.

Sair da versão mobile