Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acreano Manex Silva alcança melhor resultado do Brasil no esqui cross-country: “o time tem melhorado muito”

Acreano Manex Silva alcança melhor resultado do Brasil no esqui cross-country: “o time tem melhorado muito”

A colocação do acreano representa um avanço para o Brasil. Foto: Reprodução

O acreano Manex Silva terminou na 97ª colocação, entre 113 participantes, na prova dos 10 km de esqui cross-country estilo livre dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, disputada em Tesero, no norte da Itália. O brasileiro completou o percurso em 26min51s4 após largar na 103ª posição e ganhar posições ao longo da disputa.

Apesar de não conquistar a vaga para fase final, este foi o melhor resultado de um atleta brasileiro na modalidade. Manex ficou 2 posições acima do seu próprio resultado nas Olimpíadas de Inverno de Pequim, em 2022.

Após a prova, o atleta destacou o apoio recebido e a evolução do país nas modalidades de neve. “O Brasil é um país muito grande e recebo muito apoio dos brasileiros. É verdade que nos esportes de inverno não fomos bem porque somos um país sem neve, mas o time do Brasil tem melhorado muito nos esportes de neve”, afirmou.

A medalha de ouro ficou com o norueguês Johannes Høsflot Klæbo, com 20min36s2. O francês Mathis Desloges conquistou a prata, com 20min41s1, e o norueguês Einar Hedegart ficou com o bronze, com 20min52s2.

Na prova classificatória do sprint livre, o brasileiro já havia alcançado a 48ª colocação, superando a melhor marca anterior do país, obtida por Jaqueline Mourão, que terminou em 66º lugar nos Jogos de Vancouver 2010.

Sair da versão mobile