Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Alerta de chuvas fortes atinge Rio Branco neste domingo de Carnaval; ventos podem chegar a 60 km/h

Alerta de chuvas fortes atinge Rio Branco neste domingo de Carnaval; ventos podem chegar a 60 km/h

Foto: Iryá Rodrigues

Rio Branco e outros 15 municípios do Acre estão sob alerta de chuvas intensas neste domingo de Carnaval, 15, conforme aviso meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta tem grau de severidade classificado como perigo potencial e vale durante todo o dia, das 0h às 23h59.

De acordo com o comunicado, a previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem variar entre 40 e 60 km/h. O órgão aponta baixo risco de ocorrências como queda de galhos, alagamentos pontuais, descargas elétricas e eventuais interrupções no fornecimento de energia.

Cidades do Acre em alerta

O aviso abrange os seguintes municípios:

Recomendações durante o alerta

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades. Em caso de necessidade, a orientação é buscar informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Sair da versão mobile