Um dos espaços tradicionais do Centro de Rio Branco voltou a funcionar após reforma. A reinauguração do Bar Municipal e a entrega da Praça General Eurico Gaspar Dutra revitalizada reuniram autoridades, empresários e representantes do comércio na quinta-feira, 12, na Avenida Getúlio Vargas, marcando a reabertura do local e a conclusão das intervenções na área pública.
O prefeito Tião Bocalom afirmou que a ação integra a política de recuperação de áreas públicas. “Tenho a imensa alegria e o prazer de participar de um momento muito especial para a nossa Rio Branco: a reinauguração do nosso tradicional Bar Municipal e a revitalização da Praça General Eurico Gaspar Dutra, a querida Praça Povos da Floresta”, declarou. Segundo ele, “a nossa gestão trabalha exatamente assim: valorizando o que é do nosso povo, resgatando tradições e cuidando dos lugares que representam a nossa identidade”.

O prefeito acrescentou que a revitalização busca ampliar o uso do espaço pela população. “A revitalização da praça traz mais conforto, mais segurança e um ambiente digno para que as famílias possam se encontrar, conversar, descansar e aproveitar o espaço”, disse. “Seguimos trabalhando com responsabilidade, carinho e compromisso para construir uma cidade cada vez melhor.”
A empresária Izanelda Magalhães, proprietária da Nane, ressaltou a importância das parcerias institucionais para a retomada do Bar Municipal e a ocupação do Centro. “O que eu quero falar pra vocês aqui é de resiliência e, principalmente, de compromisso”, afirmou. “O poder público tem a sua importância quando entende que a iniciativa privada pode auxiliar e resgatar patrimônios históricos como esse do Bar Municipal.”

Ela também destacou que a transformação do Centro depende de ações coletivas. “Não é só a Nane que está transformando o Centro de Rio Branco; quem está transformando o Centro é o pessoal das feiras, do grafite, os artistas locais, o comércio criativo”, disse. “A população de Rio Branco precisa começar a frequentar mais vezes a praça e transformar esse ambiente em um ambiente familiar.”
A empresária acrescentou que o empreendimento busca resgatar referências históricas do local. “O Bar Municipal na década de 70 servia sorvete, e nós vamos estar trazendo o resgate disso com um sorvete natural, com marca acreana e feito pelas mãos de acreanos”, declarou.
Representando a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), a presidente Patrícia Dossa agradeceu as intervenções realizadas na praça e defendeu novas ações voltadas ao comércio central. “Nós estamos agradecidos por tudo que a equipe da prefeitura e as secretarias fizeram nessa praça. A gente espera que seja só a primeira de muitas ações em todo o Rio Branco”, afirmou. “Os comerciantes precisam dessa ajuda, esse comércio aqui está realmente parado. Em nome do comércio do Centro de Rio Branco, eu agradeço.”
A solenidade ocorreu na Avenida Getúlio Vargas, no Centro, na quinta-feira, 12, e marcou a entrega oficial do espaço revitalizado e a retomada das atividades do Bar Municipal.