Uma ocorrência considerada rara mobilizou a equipe de salvamento do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Rio Branco, na última sexta-feira, 6, quando um tamanduá um tanto mini foi resgatado em uma área nas proximidades da AABB. Após trabalhadores de uma obra particular, perceberem a presença do animal, os bombeiros foram acionados.
O Tamanduaí (Cyclopes didactylus) é considerado o menor tamanduá do mundo, pesando entre 250g e 400g e medindo cerca de 30 a 40 cm. A espécie é arborícola (se alimenta e vive em árvores), encontrada na Amazônia e América Central.
Após o resgate, a equipe conduziu o animal ao Setor de Triagem de Animais Silvestres (Setas), onde ele passará por avaliação, catalogação e, posteriormente, voltará para o seu habitat natural.

De acordo com o soldado Moraes, que participou da ação, a captura chamou atenção pelas características pouco comuns da espécie. “Foi uma captura um tanto inusitada, porque é um animal difícil de ser avistado. Ele é arborícola, tem hábitos noturnos e é considerado o menor tamanduá do mundo”, explicou.
O soldado também destacou que situações como essa estão se tornando mais comuns devido a ação humana no meio ambiente. “Infelizmente, é um animal que enfrenta as consequências do desmatamento. Como nós, seres humanos, estamos invadindo seu espaço natural, ele acaba procurando alimento em regiões próximas às casas da população”, afirmou.