Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bombeiros resgatam menor tamanduá do mundo em área de obra em Rio Branco

Bombeiros resgatam menor tamanduá do mundo em área de obra em Rio Branco

Foto: Reprodução/Instagram

Uma ocorrência considerada rara mobilizou a equipe de salvamento do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Rio Branco, na última sexta-feira, 6, quando um tamanduá um tanto mini foi resgatado em uma área nas proximidades da AABB. Após trabalhadores de uma obra particular, perceberem a presença do animal, os bombeiros foram acionados.  

O Tamanduaí (Cyclopes didactylus) é considerado o menor tamanduá do mundo, pesando entre 250g e 400g e medindo cerca de 30 a 40 cm. A espécie é arborícola (se alimenta e vive em árvores), encontrada na Amazônia e América Central.

Após o resgate, a equipe conduziu o animal ao Setor de Triagem de Animais Silvestres (Setas), onde ele passará por avaliação, catalogação e, posteriormente, voltará para o seu habitat natural.   

Bombeiros resgatam menor tamanduá do mundo em área de obra em Rio Branco
Foto: Reprodução/Instagram

De acordo com o soldado Moraes, que participou da ação, a captura chamou atenção pelas características pouco comuns da espécie. “Foi uma captura um tanto inusitada, porque é um animal difícil de ser avistado. Ele é arborícola, tem hábitos noturnos e é considerado o menor tamanduá do mundo”, explicou. 

O soldado também destacou que situações como essa estão se tornando mais comuns devido a ação humana no meio ambiente. “Infelizmente, é um animal que enfrenta as consequências do desmatamento. Como nós, seres humanos, estamos invadindo seu espaço natural, ele acaba procurando alimento em regiões próximas às casas da população”, afirmou. 

Sair da versão mobile