Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Calor, sol e chuvas rápidas marcam a previsão do tempo para o fim de semana no Acre

Calor, sol e chuvas rápidas marcam a previsão do tempo para o fim de semana no Acre

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Quem pretende aproveitar o primeiro fim de semana de fevereiro no Acre deve encontrar um cenário típico de verão: dias quentes, presença de sol entre nuvens e chuvas rápidas e pontuais. A previsão indica que o padrão atmosférico observado ao longo da semana continua, com baixa ocorrência de precipitações mais generalizadas em todas as regiões do estado. 

De acordo com o pesquisador Davi Friale, a atuação de ventos vindos do hemisfério norte, influenciados por sistemas de alta pressão associados ao frio intenso na Europa e na América do Norte, tem levado uma massa de ar mais seca para o Acre. Esse fenômeno reduz a umidade disponível para a formação de grandes áreas de chuva, fazendo com que as precipitações ocorram de forma isolada e passageira. 

Mesmo com a possibilidade de pancadas localizadas, que podem vir acompanhadas de trovoadas em alguns pontos, não há indicativo de temporais ou eventos climáticos extremos capazes de provocar transtornos à população ao longo do fim de semana. 

As temperaturas seguem elevadas durante as tardes. Os termômetros devem marcar entre 31°C e 34°C, podendo chegar a 35°C em áreas onde não houver chuva entre o fim da manhã e o início da tarde. Já nas primeiras horas do dia, as mínimas devem variar entre 21°C e 24°C em todos os municípios acreanos. Caso ocorram pancadas de chuva no período mais quente do dia, as máximas tendem a ficar abaixo dos 31°C. 

Rios em queda 

A baixa ocorrência de chuvas nos últimos dias também reflete diretamente na situação dos rios do estado. Após atingirem algumas das maiores cotas deste verão, os níveis dos principais rios acreanos seguem em queda acentuada neste fim de semana. Em Rio Branco, por exemplo, a previsão é de que o Rio Acre fique abaixo da marca de 10 metros até a próxima segunda-feira. 

No entanto, a tendência pode mudar a partir da próxima semana. A partir de terça-feira, dia 10, há indicativos de que as chuvas voltem a ganhar intensidade e frequência, com acumulados mais significativos.  

Sair da versão mobile