Com o Carnaval se aproximando, os preparativos já tomam conta das ruas, casas, festas e empreendedores que enxergam na data uma oportunidade de renda extra. Para quem deseja lucrar com a folia ou apenas se divertir, é indispensável pensar também na segurança do evento e na infraestrutura elétrica adequada.
Caso o local não possua rede de distribuição próxima a devida instalação, é necessário solicitar uma ligação provisória à Energisa com, no mínimo, cinco dias úteis de antecedência. O pedido pode ocorrer presencialmente, na agência, com a apresentação dos seguintes documentos:
- RG e CPF do responsável;
- Documentação técnica e comercial do evento;
- Lista dos equipamentos que serão utilizados, com suas respectivas potências (em watts ou quilowatts);
- Período de uso da energia.
“Nosso objetivo é garantir segurança e fornecimento adequado de energia elétrica. Alertamos para que ninguém recorra a ligações clandestinas, que colocam em risco não só quem as realiza, mas também todos ao redor, podendo causar quedas de energia e acidentes graves”, explica o coordenador da Energisa Acre, Marcos Ribeiro.
Atenção redobrada em caso de chuva
Durante o Carnaval, é fundamental estar atento às condições climáticas. Em períodos chuvosos, aumentam os riscos de acidentes causados por fios partidos ou caídos devido queda de árvores e ventos fortes que podem atingir a rede elétrica, além de descargas elétricas, os famosos raios. Nessas situações, mantenha distância e acione imediatamente a concessionária.
Dicas para aproveitar o carnaval seguro
- Mantenha distância da rede elétrica: blocos e trios devem respeitar uma distância mínima de dois metros dos fios. A proximidade pode causar choques elétricos, mesmo sem contato direto.
- Não lance objetos nas redes: serpentinas metálicas, jatos de espuma, água e fogos de artifício jamais devem ser direcionados aos fios de energia.
- Evite decorar postes ou estruturas elétricas: fixar adereços em postes ou cabos é perigoso e proibido.
- Toda instalação elétrica precisa estar protegida por um disjuntor de proteção. Sempre utilize de um eletricista qualificado para realização deste tipo de serviço, mas nunca pague alguém para intervir na rede da concessionária.
- Jamais toque em cabos de energia: mesmo com luvas, a manipulação de cabos deve ocorrer apenas por profissionais da Energisa.
- Cuidado com a sobrecarga: não conecte vários aparelhos, mesmo que usando benjamins “Ts” ou extensões, em um único ponto de energia. Isso pode causar curtos-circuitos e incêndios.
- Faça a conexão adequada: freezer, geladeira e outros aparelhos que consomem muita energia exigem uma conexão particular.
- Fogos de artifício longe da rede elétrica: soltar fogos próximo aos fios pode causar danos à rede e colocar foliões em risco.
- Fique atento: água e eletricidade não combinam. Então, mantenha fios e aparelhos elétricos longe de piscinas e áreas molhadas.
Canais de Atendimento
WhatsApp Gisa: (68) 99233-0341
Aplicativo Energisa On
Site: energisa.com.br
Telefone: 0800 647 7196








