O Carnaval é a maior e mais tradicional festa popular do Brasil. Neste ano, a festividade, que promove cultura e aquece os diferentes setores da economia, ocorre de 13 a 17 de fevereiro. Em Rio Branco, a prefeitura confirmou a realização do folia.
Entretanto, é comum as pessoas terem dúvidas sobre o calendário oficial e o que abre e fecha na cidade. Em 2026, a terça-feira de Carnaval cai no dia 17 de fevereiro, mas o impacto no funcionamento dos serviços varia entre os setores público e privado.
É feriado ou ponto facultativo?
Diferente do que muitos pensam, o Carnaval não é um feriado nacional. No Acre, assim como na maioria dos estados brasileiros, a data é considerada ponto facultativo.
Isso significa que o Governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco geralmente suspendem o expediente nas repartições públicas na segunda, 16, terça, 17, e quarta-feira de cinza, 18, até o meio-dia, mantendo apenas os serviços essenciais, como saúde e segurança.
A medida não se aplica às empresas privadas, uma vez que a dinâmica de cada instituição é definida a partir de suas normativas internas.
Bancos e comércio
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não há expediente bancário na segunda e na terça-feira de Carnaval. As agências reabrem para atendimento ao público apenas na quarta-feira de cinzas, após as 12h.
Já o comércio de rua em Rio Branco tem liberdade para funcionar. Segundo a Federação do Comércio (Fecomércio-AC), a decisão de abrir as portas cabe a cada empresário, respeitando as convenções trabalhistas de cada categoria.
Shoppings e lazer
O Via Verde Shopping costuma adotar horários diferenciados durante o período. Geralmente, as praças de alimentação e os cinemas funcionam normalmente, enquanto as lojas podem ter horários reduzidos na terça-feira.
Serviços essenciais
Independentemente das folgas, as unidades de pronto atendimento (UPAs), o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) e as delegacias de polícia mantêm o atendimento 24 horas durante todo o período carnavalesco.