Folia, fantasias e muita animação marcam o período de Carnaval, mas a aglomeração típica dessa época também aumenta os riscos de doenças, principalmente as respiratórias. Em entrevista ao site A GAZETA, a alergista e imunologista Dra. Luciana Menezes Ferrel alerta que cuidados simples podem ajudar os foliões a aproveitar a festa com mais segurança.
Durante o Carnaval, é comum crescer o número de casos de gripe, resfriado, COVID-19 e outras infecções respiratórias. A maior circulação de pessoas em ambientes cheios, com contato próximo, conversas, canto e exposição prolongada favorece a transmissão de vírus.
“Quanto maior a aglomeração, maior o contato entre as pessoas e maior a circulação de gotículas respiratórias no ambiente. Isso facilita a transmissão de vírus, já que não vemos, mas ele está presente no ar que respiramos”, explica a médica.
Luciana reforça ainda a importância de manter a vacinação atualizada, especialmente contra gripe e COVID-19, o que contribui para reduzir riscos de formas graves e possíveis complicações. Crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como asma e problemas cardíacos, devem ter atenção redobrada.
Sintomas que exigem atenção
Após os dias de festa, alguns sinais podem indicar a necessidade de procurar atendimento médico, já que os vírus costumam se alojar na mucosa nasal e desencadear sintomas respiratórios:
-
Febre persistente;
-
Falta de ar;
-
Dor no peito;
-
Respiração rápida;
-
Chiado;
-
Tosse que piora;
-
Cansaço excessivo.
Cuidados para reduzir riscos
Entre as orientações para prevenir infecções estão a higienização frequente das mãos, evitar compartilhar copos e garrafas, manter boa hidratação, dormir adequadamente e evitar levar crianças muito pequenas para ambientes extremamente cheios. Pessoas com doenças respiratórias devem manter o tratamento em dia.
“Não esquecer da higiene nasal diária com solução salina, afim de manter a mucosa nasal livre destes vírus e da sujeira diária. O nariz tem a função de filtração do ar que respiramos e manter esta higiene nasal é imprescindível, junto com a higiene das mãos”, reforça Dra. Luciana.
Outros cuidados durante a folia
Além da prevenção contra doenças respiratórias, a médica recomenda manter hidratação adequada, usar protetor solar, evitar excesso de álcool, utilizar preservativo nas relações sexuais e ter atenção à segurança para prevenir acidentes.
“Carnaval é um momento de alegria, mas os cuidados com a saúde ajudam a garantir que a festa termine bem para todos”, finaliza.
Por: Beatriz Oliveira, estagiária sob supervisão*








