O cenário da enchente em Rio Branco já afetou 12 mil pessoas. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Tenente-Coronel Cláudio Falcão, o nível do Rio Acre chegou a 15,44 metros, nesta segunda-feira, 2, consolidando-se como a maior marca registrada no ano de 2026 até o momento.
Do total de pessoas atingidas: sete mil pessoas encontram-se na área urbana da capital acreana, enquanto outros cinco mil são moradores da zona rural. Ao todo, 23 comunidades foram afetadas, sendo que cinco delas permaneceram isoladas, dependendo de embarques para a travessia de moradores.
No abrigo do Parque de Exposição Wildy Viana, administrado pela Prefeitura de Rio Branco, encontram-se instalados até o momento 30 famílias, totalizando 89 pessoas e 19 animais de estimação. Enquanto não há abrigo instalado pelo governo do Estado, estão sete famílias indígenas.
Já o número de desalojados, ou seja, pessoas que saíram de suas residências e se instalaram em casas de familiares ou amigos, estão cerca de 70 pessoas, das quais 20 foram movimentadas diretamente com auxílio da Defesa Civil.
Apesar do cenário de agravamento registrado pela manhã, a Defesa Civil trabalha com uma perspectiva de mudança no comportamento do gestor.
“O rio continua aumentando, mas tem uma tendência de estabilização entre o dia de hoje e a noite, com possibilidade de início da vazante após esse período”, afirmou o Coronel Falcão.






