O Acre encerrou 2025 com crescimento de 2,5% no setor de comércio varejista, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento se manteve acima da média nacional, que foi 1,6%.
Em dezembro, na comparação com novembro, o volume de vendas no país recuou 2,4% no estado acreano, que ficou em 9º lugar entre os estados com maior redução no setor.
O movimento de desaceleração também atingiu a maioria das unidades da federação, com 22 estados apresentando queda no período. O cenário indica redução após crescimento de 2,7% registrado no mês anterior.
Na comparação com o mês de dezembro de 2024, o setor registrou crescimento de 2,9% no Acre.
Já no varejo ampliado, que inclui veículos, material de construção e atacado de alimentos, o recuo foi de 0,8% no estado acreano.
Dados nacionais
As vendas no comércio varejista fecharam 2025 com alta de 1,6%. Em dezembro de 2025, frente a novembro, as vendas no comércio no país variaram negativamente 0,4%. Já a média móvel trimestral mostrou variação positiva de 0,3% no trimestre finalizado em dezembro.
A expansão registrada no ano passado levou a série do índice de base fixa do volume com ajuste sazonal a novos níveis recordes atingindo o patamar máximo em novembro.








