Candidatos do Acre poderão realizar em Rio Branco as provas do novo concurso público para diplomata do Ministério das Relações Exteriores. O edital foi publicado nesta quinta-feira, 29, e prevê 60 vagas para o cargo de terceiro-secretário, com salário inicial de R$ 22.558,56, que marca o ingresso na carreira diplomática.
O processo seletivo é realizado anualmente pelo Instituto Rio Branco, academia diplomática vinculada ao Itamaraty, em Brasília. As inscrições começam às 10h da próxima quarta-feira, 4, e seguem até as 18h do dia 25 de fevereiro, por meio do site do Cebraspe, banca organizadora do concurso.
Para participar, é exigido diploma de curso superior em qualquer área, reconhecido pelo Ministério da Educação. A taxa de inscrição é de R$ 229, com possibilidade de isenção para doadores de medula óssea e inscritos no CadÚnico.
Provas e etapas
As provas serão aplicadas em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal, incluindo Rio Branco. A Primeira Fase, composta por prova objetiva, está prevista para 29 de março, em dois turnos (manhã e tarde). Já a Segunda Fase será realizada em dois finais de semana sucessivos, nos dias 25 e 26 de abril e 2 e 3 de maio, com provas escritas em diferentes disciplinas.
Vagas reservadas e ações afirmativas
Das 60 vagas ofertadas, o edital reserva 15 para pessoas pretas e pardas, três para pessoas com deficiência, duas para pessoas indígenas e uma para pessoas quilombolas. O concurso também prevê a convocação adicional de 126 candidatas mulheres para a Segunda Fase, medida que, segundo o edital, busca corrigir eventuais desigualdades e promover proporcionalidade entre candidatas e candidatos.
Cronograma do concurso
- Inscrições e pedido de isenção: 4 a 25 de fevereiro
- Pagamento da taxa: até 13 de março
- Consulta aos locais da prova objetiva: 20 de março
- Prova objetiva (Primeira Fase): 29 de março (manhã e tarde)
- Resultado da Primeira Fase e convocação para a Segunda: 17 de abril
- Provas escritas (Segunda Fase):
- 25 de abril: Língua Portuguesa (manhã) e História do Brasil (tarde)
- 26 de abril: Língua Inglesa (manhã) e Geografia (tarde)
- 2 de maio: Política Internacional (manhã) e Economia (tarde)
- 3 de maio: Direito (manhã) e Língua Espanhola ou Francesa (tarde)
- Resultado final da Segunda Fase: 3 de junho
- Resultado final e homologação: 1º de julho