Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Conselho convoca calouros indígenas da Ufac para fortalecer rede de apoio e representatividade

Conselho convoca calouros indígenas da Ufac para fortalecer rede de apoio e representatividade

O Conselho dos Estudantes Indígenas da Universidade Federal do Acre (CEIUFAC) lançou, nesta semana, um convite especial aos “parentes” que ingressaram recentemente na instituição. Sob o lema “procura-se calouros indígenas”, a iniciativa visa mapear e acolher os novos estudantes que iniciam sua trajetória acadêmica no ano de 2026.

O objetivo central da convocação é fortalecer a presença e a identidade dos povos tradicionais dentro do ambiente universitário. De acordo com o coletivo, o CEIUFAC funciona como um espaço estratégico de articulação, protagonismo e, sobretudo, de união entre os diversos povos que compõem o corpo discente da Ufac.

Para os veteranos do movimento estudantil indígena, a chegada de novos alunos é uma oportunidade de renovar a luta por direitos e garantir que a universidade seja um local de troca de experiências e valorização dos saberes ancestrais.

“Estamos buscando calouros indígenas para fortalecer nossa rede, promover acolhimento e valorização das nossas identidades e culturas”, destaca o comunicado do conselho.

Como participar

O convite é estendido a todos os estudantes que fazem parte de um povo indígena e que acabaram de ingressar na universidade. A organização reforça que o engajamento é fundamental para construir um espaço de apoio mútuo durante a graduação.

Os interessados em somar forças com o coletivo e obter mais informações devem entrar em contato diretamente com o CEIUFAC através de mensagens via redes sociais (direct).

Sair da versão mobile