A escolha da realeza do Carnaval Cultural Magid Almeida 2026 acontece neste sábado, 7, em Cruzeiro do Sul. O evento será realizado na Vila Olímpica, a partir das 11h, e vai definir quem vai ocupar os títulos de rei do carnaval, rainha do carnaval e rainha da diversidade, figuras que passam a representar oficialmente a folia na cidade.
Cerca de 12 candidatos, indicados pelos blocos carnavalescos, participam da disputa, que vai além da estética e valoriza elementos tradicionais do carnaval. A escolha da realeza é um dos momentos mais simbólicos da programação, pois marca o envolvimento direto dos blocos e da comunidade na construção da festa, além de dar visibilidade à diversidade e à identidade cultural local.
Os concorrentes serão avaliados por uma comissão julgadora em quatro critérios principais:
- A beleza plástica leva em conta a apresentação geral e a postura no palco.
- A simpatia, animação e interação avalia o carisma e a conexão com o público.
- No quesito fantasia e adereços considera criatividade, acabamento e adequação ao tema carnavalesco.
- O destaque da avaliação é o samba no pé, que tem peso maior na pontuação final e analisa ritmo, desenvoltura e empolgação durante a apresentação.
A pontuação máxima é de 50 pontos, e, em caso de empate, o critério decisivo será o desempenho no samba no pé, seguido pela interação com o público. Os vencedores terão papel central durante toda a programação carnavalesca, participando da abertura oficial e acompanhando os eventos ao longo dos dias de festa.
A apresentação oficial da realeza ao público está prevista para a abertura do carnaval, no dia 14, na praça Orlei Cameli, onde o Carnaval Cultural Magid Almeida 2026 será realizado até o dia 17. Durante esse período, os eleitos irão comandar simbolicamente a folia e representar os blocos e bairros da cidade ao longo da programação.








