O domingo, 8, será marcado pelo calor e pela sensação de tempo abafado em todo o estado do Acre. De acordo com o pesquisador Davi Friale, a previsão indica um cenário de sol com presença de nuvens, acompanhado de chuvas rápidas e pontuais em diversas microrregiões. A probabilidade de temporais ou chuvas fortes é considerada baixa em todo o território acreano.
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira (Leste e Sul do estado), os termômetros devem registrar máximas que variam entre 31°C e 34°C. O amanhecer terá umidade elevada, entre 85 e 95%, mas o índice cai consideravelmente durante a tarde, oscilando entre 45 e 55%. Os ventos na capital e arredores sopram de forma fraca a calma, vindos da direção noroeste com variações de norte e oeste.
Já no Centro e Oeste do Acre, abrangendo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a dinâmica é semelhante: muito calor e sol entre nuvens. A umidade máxima ao amanhecer pode chegar a 100%, baixando para até 50% no período da tarde. Nessas áreas, os ventos podem apresentar rajadas moderadas vindas da direção norte.
Temperaturas por município
O calor será persistente em todas as cidades. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari, Porto Acre e na região do Alto Acre (Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil), as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, com máximas atingindo os 34°C.
Em Sena Madureira e Manuel Urbano, o calor é um pouco menos intenso, com máxima de até 33°C. No Vale do Juruá e na região de Tarauacá e Feijó, as mínimas são ligeiramente mais altas, variando entre 23°C e 25°C, enquanto as máximas podem chegar aos 34°C.
Tendência para S=segunda-feira
Para a segunda-feira, 9, a previsão de Davi Friale indica a manutenção do tempo quente. Tanto no Leste/Sul quanto no Centro/Oeste, o sol continuará predominando entre nuvens com ocorrência de chuvas pontuais. As temperaturas devem subir ainda mais, com máximas podendo atingir os 35°C em várias cidades do estado.
Cenário regional e nacional
O boletim também traz as condições para estados vizinhos neste domingo. Em Rondônia, Porto Velho terá máxima de 32°C, enquanto Guajará-Mirim pode chegar aos 34°C. No Amazonas, a capital Manaus e a cidade de Boca do Acre registram calor intenso, com máximas de até 34°C. Em outras capitais brasileiras, como Brasília e Goiânia, o clima segue mais ameno em comparação ao Acre, com máximas de 27°C e 30°C, respectivamente.








