Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Escola de Música do Acre abre 459 vagas gratuitas para 2026; veja como se matricular

Escola de Música do Acre abre 459 vagas gratuitas para 2026; veja como se matricular

Cursos incluem violão, piano, canto e instrumentos diversos - Foto: Mardilson Gomes/SEE

Quem deseja aprender música gratuitamente em Rio Branco terá nova oportunidade em 2026. A Escola de Música do Acre (EMAC) abriu 459 vagas para cursos musicais voltados a estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental até adultos com 18 anos ou mais. As matrículas serão realizadas nos dias 12, 13, 19 e 20 de fevereiro, na sede da escola.

Os cursos ofertados incluem violão, violino, piano, bateria, guitarra, contrabaixo, teclado, cavaquinho, saxofone, clarinete, canto e musicalização infantil. As aulas ocorrerão nos turnos manhã, tarde e noite, conforme critérios do edital. As vagas matutinas e vespertinas são destinadas a estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental e Médio, enquanto o turno noturno é exclusivo para maiores de 18 anos.

As aulas serão presenciais, realizadas uma vez por semana, na sede da EMAC, localizada no Conjunto Tucumã II, em Rio Branco. Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de endereço e declaração de matrícula da escola regular, no caso de estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Critérios e reservas de vagas

O edital estabelece prioridade para estudantes oriundos de escolas públicas. Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas, elas poderão ser disponibilizadas para estudantes da rede privada.

Também estão reservadas 5% das vagas para jovens em situação de vulnerabilidade social ou que cumprem medidas socioeducativas, além de 5% destinadas a pessoas que constituem o público-alvo da Educação Especial, conforme as normativas vigentes.

A Escola de Música do Acre é gerida pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) e oferece formação musical com atividades teóricas e práticas. Segundo a coordenação da instituição, os cursos incluem participação em projetos coletivos, como cameratas e grupos vocais, além do ensino técnico dos instrumentos.

Sair da versão mobile