Quem pretende garantir uma das 459 vagas gratuitas da Escola de Música do Acre (EMAC) para 2026 deve ficar atento a uma mudança no edital. A retificação foi publicada na edição desta quinta-feira, 12, do Diário Oficial do Estado (DOE) e altera exclusivamente a relação dos cursos ofertados, sem modificar número de vagas, prazos ou critérios de seleção.
Com a atualização, o curso de contrabaixo deixou de constar entre as opções de ingresso imediato, permanecendo as vagas para canto, bateria, violão, violino, guitarra, teclado/piano, cavaquinho, saxofone, clarinete e musicalização infantil. Também continua prevista a formação de cadastro de reserva com igual quantitativo de vagas, com possibilidade de convocação até 30 de abril de 2026.
Processo seletivo segue aberto
A EMAC oferece cursos gratuitos voltados a estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental até adultos com 18 anos ou mais. As matrículas ocorrem nos dias 12, 13, 19 e 20 de fevereiro, na sede da escola, em Rio Branco.
As aulas serão presenciais, realizadas uma vez por semana, nos turnos manhã, tarde e noite. As vagas matutinas e vespertinas são destinadas a alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental e Médio, enquanto o turno noturno é exclusivo para maiores de 18 anos.
Critérios e reservas de vagas
O edital mantém prioridade para estudantes de escolas públicas. Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas, poderão ser disponibilizadas para alunos da rede privada.
Também seguem reservados 5% das vagas para jovens em situação de vulnerabilidade social ou em cumprimento de medidas socioeducativas e outros 5% para o público da Educação Especial, conforme as normas vigentes.
Gerida pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), a Escola de Música do Acre oferece formação teórica e prática, incluindo participação em projetos coletivos, como cameratas e grupos vocais, além do ensino técnico dos instrumentos.








